IMPORTÂNCIA DA GRANDE COMISSÃO
“O cristão comum acredita que compartilhar o evangelho é:”
COMISSÃO OPCIONAL
Uma pesquisa perguntou a 1.500 líderes cristãos de todo o mundo qual o nível de compromisso com a Grande Comissão na sua região, e os resultados não refletem a importância da Grande Comissão.
Líderes na África, Ásia e América Latina perceberam que 30-40% dos cristãos consideram a Grande Comissão opcional. Esse número é ainda mais elevado na América do Norte, Europa e Austrália, sendo que seus líderes têm a percepção de que cerca de 50% dos cristãos consideram a Grande Comissão opcional.
Essas percepções também se estendem à igreja, uma vez que os líderes globais observaram que aproximadamente 50% das igrejas na sua região não estão unidas por um compromisso com a Grande Comissão.
COMPROMISSO COMUM
“Na sua opinião, as igrejas locais em seu contexto estão unidas por um compromisso comum com a Grande Comissão?”
CONHECIMENTO DA GRANDE COMISSÃO
“Se você perguntasse a quatro cristãos em sua região, quantos seriam capazes de explicar o que é
a Grande Comissão?”
PREPARAÇÃO LIMITADA
A maioria dos 1.500 líderes cristãos globais que participaram da pesquisa acredita que menos da metade dos cristãos em sua região saberia dizer o que é a Grande Comissão.
Menos da metade está preparada para compartilhar o evangelho.
Ao considerar os membros de suas igrejas, esses líderes de Lausanne perceberam que menos de metade da congregação se sentia preparada para compartilhar o evangelho. Existe uma nítida correlação entre a percepção da falta de discipulado na Grande Comissão e a percepção da preparação para o evangelho.
PREPARAÇÃO PARA A GRANDE COMISSÃO
“Qual a % de membros da sua igreja que afirmariam estar preparados para compartilhar as boas novas de Jesus?”
FREQUÊNCIA DO ENSINO SOBRE A GRANDE COMISSÃO
“Na sua opinião, com que frequência as igrejas em sua região abordam o tema ‘a Grande Comissão’?”
ENSINO EFICAZ
Na percepção de 1.500 líderes cristãos globais, 65-80% dos líderes consideram que as igrejas ensinam sobre a Grande Comissão “frequentemente” ou “às vezes”. No entanto, quando questionados sobre o engajamento dos cristãos no seu contexto em relação à proclamação do evangelho, os líderes responderam que menos de 15-20% dos cristãos eram “muito ativos”. Além disso, a percepção é de que 35-40% dos cristãos no seu contexto “nunca/raramente” proclamam o evangelho. Os líderes globais que participaram da pesquisa consideram que as pessoas com menos de 30 anos estão menos engajadas na proclamação do evangelho. A constatação da percepção da maioria desses líderes de que a Grande Comissão é ensinada regularmente no seu contexto, apesar de grande parte da igreja não estar muito ativa na proclamação do evangelho, levanta questões sobre a eficácia do atual discipulado na Grande Comissão.
PARTICIPAÇÃO NA GRANDE COMISSÃO
“Em seu contexto, como você avaliaria o engajamento de cristãos de diferentes gerações na proclamação do evangelho?”