CRESCIMENTO DOS MOVIMENTOS DE FORMAÇÃO DE DISCÍPULOS
Baseado no subconjunto de movimentos para os quais temos uma data de “início”.
GERANDO DISCÍPULOS
Um movimento de formação de discípulos (MFD) ou movimento de plantação de igrejas (MPI) é definido por três características.
Em primeiro lugar, há uma sequência de gerações de crescimento. Quando um discípulo ou igreja original gera um novo discípulo ou igreja, conta-se uma geração. O MFD ou MPI é caracterizado por, pelo menos, quatro gerações diretas bem-sucedidas. Em segundo lugar, o movimento é dinâmico e crescente. Em terceiro lugar, o MFD ultrapassa o patamar de mil crentes (aproximadamente), e o MPI ultrapassa cem igrejas (aproximadamente).
QTDE. DE MOVIMENTOS POR ESTÁGIO
AUMENTO DE IGREJAS AO LONGO DO TEMPO
MATURAÇÃO DOS FRUTOS – NÍVEL GLOBAL
Estamos celebrando uma colheita pelos resultados da pesquisa de mensuração dos movimentos de formação de discípulos. As fontes que abastecem a comunidade de informação missional incluem membros de redes e redes de movimentos. Algumas são bastante grandes, na ordem dos milhões, enquanto outras são bastante pequenas, com alguns milhares.
Os movimentos MFD / MPI continuam crescendo, com um total superior a 1.950 movimentos considerados maduros, mais de 1.750 pré-movimentos e 1.750 movimentos iniciais em 2022. E isso é apenas o que se sabe até agora. Em outras palavras, esses números constituem um “limite mínimo” conservador, e não uma estimativa do “limite máximo”.
Os pesquisadores do MFD estimam que há mais de cem milhões de discípulos professos em decorrência do MFD.
Os pesquisadores do MFD estimam que há mais de cem milhões de discípulos professos (nem todos batizados) em decorrência do MFD, indicando que cerca de 1% do mundo faz parte de um MFD. Além disso, os pesquisadores estimam que há mais de 9 milhões de igrejas que emergem ou fazem parte de um MPI. Sabendo que a maioria dessas igrejas são “igrejas domésticas”, com uma média de 14 discípulos por igreja, há mais igrejas domésticas no MPI do que igrejas em denominações tradicionais.