DESIGUALDADE GLOBAL
A Europa, a América do Norte e grande parte da Oceania continuam sendo as regiões mais ricas do mundo. Muitos países do Golfo também são ricos, mas com uma predominância de grandes desigualdades. Os países ocidentais são os principais impulsionadores das ofertas e contribuições, embora as economias em crescimento na Ásia estejam impulsionando o aumento das ofertas no Sul Global. Apesar de existir uma grande riqueza na comunidade cristã, uma pequena parte dessa riqueza vai para causas cristãs e uma porcentagem minúscula é investida em missões globais.
PRODUTO INTERNO BRUTO PER CAPITA
GASTOS DOS CRISTÃOS
RENDA DA IGREJA POR REGIÃO
DESIGUALDADE CRISTÃ
A comparação da renda da igreja por região com as regiões onde o cristianismo está crescendo revela fortes desigualdades financeiras e de recursos na igreja global. A maior parte da riqueza dos cristãos ocidentais permanece na igreja ocidental.
Dado que o cristianismo continua a crescer no Sul Global e a diminuir no Norte Global, abordar as desigualdades financeiras na igreja global é uma questão fundamental.
Uma das principais consequências dessa desigualdade é a abundância de investimentos em um cristianismo em declínio, ao passo que o cristianismo em crescimento torna-se institucionalmente limitado por receber recursos mínimos.